Endodontia

Endodontia

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo e tratamento da polpa dentária, sendo popularmente conhecida como tratamento de canal.

O tratamento endodôntico está indicado em casos de alterações por cárie, fratura dentária, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, com o intuito de manter o dente na cavidade bucal e de preservar a saúde dos tecidos periapicais.

Após o diagnóstico clínico, o tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao dentista, dependendo do caso. Primeiramente, é realizada a abertura do dente, com o uso de brocas apropriadas, para o acesso ao canal. Em seguida inicia-se o preparo do canal radicular, remoção da polpa dentária, alargando a entrada até o terço médio do dente. A limpeza e a modelagem do canal radicular devem atingir uma profundidade, que é determinada pela medição do comprimento do dente (odontometria) e se faz pelo uso de instrumentos endodônticos manuais ou por instrumentos rotatórios. Uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.

Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Para finalizar o tratamento, a restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e os canais são preenchidos permanentemente.

Error
Cannot GET /js/stats.php