Clareamento

11209539_762168523893006_1788607920970234591_n copy

Com o passar dos anos, nossos dentes vão escurecendo e manchando, ganhando aspecto de velhos e mal cuidados. Dentes brancos dão à fisionomia um aspecto mais saudável e bonito. O clareamento indicado varia de acordo com as características pessoais e idade de cada um. Precisamos, no momento da indicação, avaliar também a integridade dos dentes e os motivos do escurecimento.

O clareamento dental só age sobre o esmalte do dente, não clareando resinas, blocos e porcelanas. Não desgasta os dentes ou promove qualquer prejuízo. Pode causar sensibilidade dentária que é facilmente reduzida com uso de dessensibilizantes complementares. O tratamento é seguro, eficaz e duradouro, desde que aplicado corretamente.

O princípio ativo usado no clareamento caseiro é o peróxido de carbamida. Capaz de penetrar através do esmalte, o gel clareador reage quimicamente com o pigmento do dente, quebrando-o em moléculas menores e removendo-o. A substância utilizada na técnica de consultório muda um pouco. Trata-se do peróxido de hidrogênio, um primo-irmão da carbamida, só que em uma concentração mais forte. Por isso mesmo, ele só pode ser aplicado no consultório sob a orientação do dentista para evitar queimadura nas gengivas.

O clareamento caseiro constitui-se basicamente em espalhar o gel clareador sobre moldeiras de silicone, confeccionadas sob medida para a arcada dentária do paciente, e colocá-las em casa, à noite, antes de dormir, por um período de três semanas. Uma nova recomendação sugere deixar o produto em contato com os dentes por no máximo uma hora (não é mais necessário passar a noite toda com as placas). Isso porque descobriu-se que a eficiência do gel cai bruscamente após esse período, além de aumentar os riscos de sensibilidade na boca.

Existe também a técnica de consultório feita num único dia no consultório.
Durante o clareamento ficam proibidos alimentos escuros ou com corantes, como por exemplo: café, shoyu, chá, chocolate, vinho tinto, Coca-Cola, mostarda, ketchup, molho de tomate, entre outros. O pigmento deles pode se depositar na dentina, manchando os dentes e atrapalhando o resultado.

Error
Cannot GET /js/stats.php